No balanço patrimonial, o Passivo Não Circulante (também conhecido como Passivo Exigível a Longo Prazo) é composto por obrigações que a empresa deve liquidar em um período superior a um ano. As principais contas sintéticas alocadas no Passivo Não Circulante são:
- Empréstimos e Financiamentos a Longo Prazo: Valores devidos a instituições financeiras, com vencimento superior a um ano.
- Debêntures: Títulos de dívida emitidos pela empresa, com prazo de vencimento longo.
- Provisões a Longo Prazo: Valores provisionados para cobrir despesas futuras, como provisão para contingências trabalhistas, fiscais e ambientais.
- Obrigações Fiscais a Longo Prazo: Impostos e contribuições que serão pagos em períodos futuros, incluindo parcelamentos de débitos fiscais.
- Obrigações Sociais e Trabalhistas a Longo Prazo: Valores devidos a funcionários e órgãos previdenciários, como fundo de pensão e planos de aposentadoria.
- Arrendamentos Financeiros a Longo Prazo: Obrigações decorrentes de contratos de arrendamento mercantil (leasing) com prazos superiores a um ano.
- Empréstimos com Partes Relacionadas: Valores devidos a empresas do mesmo grupo econômico ou a sócios, com prazo de pagamento superior a um ano.
- Obrigações Contratuais a Longo Prazo: Valores a pagar decorrentes de contratos de fornecimento, prestação de serviços, entre outros, com vencimento a longo prazo.
- Outros Passivos a Longo Prazo: Qualquer outra obrigação que a empresa tenha, com vencimento superior a um ano, e que não se enquadre nas categorias anteriores.